10 de maio de 2019


Olá, pessoal! Vou iniciar uma série de posts com algumas dicas sobre Laravel aqui no blog. Esse Framework PHP que tem sido super utilizado no momento.

Vamos começar com um resumo sobre a criação de um projeto:

1 - Antes de instalar o Laravel em sua máquina, você precisa instalar um aplicativo que vai rodar um servidor local em seu pc e possibilitar a criação de um ambiente de desenvolvimento em sua máquina. Temos duas opções muito utilizadas no momento o Wamp e Xampp(ideal para se trabalhar com Laravel)

2 - Após instalar o Wamp ou o Xampp(não se esqueça, é o ideal), você precisa baixar o Composer. O Composer é uma ferramenta para gerenciamento de dependências para o PHP. Ele existe para facilitar a vida do desenvolvedor PHP. Com ele é possível baixar facilmente pacotes e bibliotecas que você vai precisar utilizar em seu projeto. O Composer se encarrega de baixar essas bibliotecas e criar um autoloader deixando-as prontas para uso. Vamos utilizá-lo inclusive para a instalação do Laravel. Faça o download do Composer pelo link https://getcomposer.org/
Clique em Download e logo após em Download and run Composer-Setup.exe

3 - Selecionar a opção "Developer mode" no Composer




4 - Apontar a instalação do Composer para a versão correta do PHP (A mesma utilizada no wamp). Se for no xampp, apontar para C:\xampp\php\php.exe



5 - Pular a parte de Proxy Settings no composer e instalar.




6 - Finalizar a instalação e abrir o Windows Powershell ou CMD. São dois terminais existentes no Windows:





7 - Agora vamos instalar o Laravel pelo Windows PowerShell ou CMD. Abra um dos dois terminais e veja os próximos passos:

8 - Clique no link "Documentation" no site https://laravel.com/

9 - Copiar a linha de instalação do título Via Laravel Installer. É algo parecido com "composer global require laravel/installer". Colar no Windows Powershell ou CMD e teclar "Enter" para instalar.




10 - Após a instalação, vai ser criada uma pasta com esse caminho: C:\Users\SeuUsuario\AppData\Roaming\Composer\vendor\bin Abra esse caminho para verificar se o Laravel foi instalado corretamente.



11 - Copiar esse caminho da instalação e clicar com o botão direito sobre a pasta "Meu Computador". Clicar em "propriedades" e em "Configurações avançadas do sistema".






12 - Ao clicar em "Configurações avançadas do sistema" vai abrir uma janela. Clicar em "Variáveis de Ambiente".



13 - Na opção que se abriu, descer até a parte "Variáveis do Sistema". Clicar sobre "Path" e em "Editar". Clicar em "Novo" e colar. Clicar em "OK".




PS: Se nessa opção abrir uma caixa com esses caminhos separados por ;(ponto e vírgula) insira um ponto e vírgula ao final do último inserido e insira esse novo caminho.

14 - Fechar Windows PowerShell ou CMD e abrir novamente.

15 - Se você instalou o Wampp, criar a pasta Laravel dentro da pasta C:\Wamp64\www (este passo é apenas uma questão de organização)

16 - Se você instalou o Xampp, criar a pasta Laravel dentro da pasta C:\xampp\htdocs (este passo é apenas uma questão de organização)

17 - No Windows PowerShell ou CMD digitar "cd /" e dar enter para que ele possa navegar até o C:

18 - Se estiver com o Wamp instalado digitar cd .\wamp64\www\Laravel para ir até a pasta

19 - Se estiver com o Xampp instalado dititar cd .\xampp\htdocs\Laravel para ir até a pasta

20 - Digitar "clear" ou "cls" e dar enter para limpar o Windows PowerShell ou CMD

21 - Digitar no Windows PowerShell ou CMD o comando "laravel new NomeDoProjeto" e dar Enter para iniciar um projeto.



22 - Ele vai terminar de instalar com uma frase como Application ready! Build something amazing.



23 - É importante que você inicie também o seu servidor local e o MySql no Wampp ou Xampp para começar a trabalhar com as aplicações e seus bancos de dados no Laravel:




24 - Volte agora no Windows PowerShell ou CMD e digite o comando "cd NomeDoSeuProjeto" para acessar a pasta do seu projeto pelo terminal:



25 - Digite agora o comando "php artisan serve"



26 - Ele vai iniciar um servidor de testes e retornar uma ulr parecida com http://127.0.0.1:8000/



27 - Tente acessar essa url via navegador para visualizar o projeto criado:



28 - Caso ocorra o erro "Não é possível acessar esse site", feche o Windows PowerShell ou CMD e abra novamente. Navegue até a pasta C: com o comando "cd \" e logo após até a pasta que você criou para abrigar os seus projetos com o comando "cd \xampp\htdocs\Laravel". Instale novamente o composer com o comando "composer install". Depois de instalado o composer, refaça a partir do passo 24 e teste novamente a url para visualizar o projeto.

29 - É importante ressaltar que sempre que você quiser iniciar um servidor de testes, você terá que utilizar o terminal de sua preferência, navegar até a pasta do seu projeto e executar o comando "php artisan serve".

Com todos os componentes necessários agora instalados, toda vez que você quiser iniciar um novo projeto, basta fazer o processo a partir do passo 21.

Eu utilizei nesse tutorial o Xampp como aplicativo para instalação de um servidor local e o Windows PowerShell como terminal. As instruções e comandos passados devem funcionar tranquilamente no Wamp e no CMD mas, caso você tenha alguma dificuldade, utilize os mesmos recursos utilizados para o tutorial.

Considerei o fato de que alguns leitores podem não saber nada sobre o manuseio de terminais e servidores locais. Portanto, desculpe se a leitura ficou meio maçante.

E isso aí! Até o próximo post!

0 comments:

Postar um comentário

Comentários

Perfil

Kênia Ferreira
Formada em Sistemas de Informação e pós-graduada em Engenharia de Software.

Tópicos