7 de junho de 2019
Após executar os primeiros passos e criar o seu projeto com o Laravel, o framework disponibiliza uma página assim pra você:


Agora você precisa começar a construir o seu projeto pra deixar ele funcional da maneira que você precisa. Uma das coisas que provavelmente você vai precisar, é criar todo o esquema de login para o usuário. O Laravel facilita muito esta etapa. Basta você seguir as orientações abaixo para ativar o login de usuário em poucos passos:

1 - Primeiro, você precisa criar o banco de dados da aplicação e realizar a conexão.

2 - No Windows PowerShell ou CMD ao navegar para a pasta do projeto, execute o comando: "php artisan make:auth".


3 - Execute agora o comando "php artisan migrate" para que o sistema crie as tabelas de login que já estão presentes na pasta de migrations.



4 - A parte de login e registro de usuários do seu sistema está pronta! Para visualizar, basta digitar o comando "php artisan serve" para gerar um servidor de testes e visualizar o seu projeto no navegador:



5 - Ao visualizar o projeto no navegador com o endereço do servidor de testes, você poderá verificar a criação dos links de login e registro:


Se quiser alterar a página para a qual o usuário é redirecionado ao fazer login, acesse o arquivo LoginController.php no caminho \app\Http\Controllers\Auth e altere a linha:

protected $redirectTo = '/home';

Ex:

protected $redirectTo = '/venda/venda'; //Redirecinei para minha página de vendas.

Se você quiser abrir a página inicial do seu site já com a tela de login. Altere no arquivo web.php que fica na pasta \routes a linha:

Route::get('/', function () {
    return view('welcome');
});

Para:

Route::get('/', function () {
    return view('auth/login');
});

Insira nesse mesmo arquivo a seguinte linha com a rota:

Route::auth();

Caso o seu sistema não seja aberto para o registro dos usuários, é possível também retirar a página de cadastro do usuário.  Ou seja, você quem fará o cadastro dos usuários que terão acesso.

Para tal. É preciso acessar o arquivo RegisterController.php no caminho: \app\http\Controllers\Auth e inserir antes do seu fechamento a função:

    public function showRegistrationForm(){
        return redirect('login');
    }

Link de Logout

O link de logout é sempre inserido com o código: {{url('/logout')}}

Exemplo:

<a href="{{url('/logout')}}" class="btn btn-default btn-flat">Sair</a>

Para concluir a configuração do logout, é necessário acessar novamente o arquivo de rotas (web.php) no caminho: \routes e inserir uma linha com a rota de logout:

Route::get('/logout', 'Auth\LoginController@logout');

0 comments:

Postar um comentário

Comentários

Perfil

Kênia Ferreira
Formada em Sistemas de Informação e pós-graduada em Engenharia de Software.

Tópicos