14 de junho de 2019
O Xampp é um pacote com os principais serviços necessários para a criação de um servidor web local. Com ele é possível rodar localmente sistemas Laravel, Wordpress, Drupal etc. Isso facilita bastante o desenvolvimento, uma vez que você pode desenvolver e testar suas aplicações em seu próprio PC antes de hospedá-las em um servidor.

Como instalar o Xampp
O Xampp é gratuito e vem com:

Apache - Servidor web gratuito.

MySql - Sistema gerenciador de banco de dados relacional de código aberto que usa linguagem SQL.
Agora o serviço é MariaDB. O MariaDB surgiu como fork* do MySQL, criado pelo próprio fundador do projeto após sua aquisição pela Oracle.

PHP - Linguagem de programação interpretada livre.

Perl - Perl é uma família de duas linguagens de programação multiplataforma, Perl 5 e Perl 6.

Instalando o Xampp

Para instalar, acesse o site do Xampp e clique no link disponível para instalar a última versão:


Execute o arquivo baixado e vá seguindo os passos para concluir a instalação:




Vou deixar desabilitada a opção de instalar também o Bitnami*, mas, se você for utilizar, é só deixar marcada essa opção:


Prossiga avançando para próxima opção e aguarde a instalação:




Escolha agora o idioma de sua preferência e clique em "Save". Vou deixar o meu em inglês mesmo:


O painel de controle do aplicativo vai ser iniciado. Você precisa estartar pelo menos o Apache para começar a trabalhar com suas aplicações Web. Para utilizar banco de dados, dê um start também no MySql:




Após iniciado o Apache, abra o seu navegador Web e digite o endereço: http://localhost

A visualização dessa página, indica que está tudo certo:


O PHPMyAdmin para o gerenciamento de bancos de dados, pode ser acessado através da url http://localhost/phpmyadmin



Com a instalação do Xampp, foi criada a pasta xampp dentro de C:
Caminho para acessar a pasta: C:\xampp
Dentro da pasta xampp, você pode verificar várias pastas contendo vários arquivos do aplicativo e a pasta htdocs. Caminho para acessar a pasta: C:\xampp\htdocs

Seus projetos serão salvos dentro da pasta htdocs. Para iniciar e testar, crie uma pasta qualquer dentro dessa pasta com o nome do seu projeto e salve um aquivo index.html nela.

No meu caso, criei a pasta MeuProjeto dentro da pasta htdocs. e inseri um arquivo index.html com uma tag de título apenas para visualização.



 Esse projeto, será visualizado pela url: localhost/MeuProjeto


Prontinho! Você já pode começar a criar seus projetos! Não se esqueça que todas as vezes que você for utilizar o Xampp, é preciso abrir o aplicativo e estartar os serviços conforme mostrado acima.

Fork - Em engenharia de software, uma bifurcação (em inglês: fork) ou ramificação acontece quando um desenvolvedor inicia um projeto independente com base no código de um projeto já existente, ou seja, quando um software é desenvolvido com base em outro, já existente, sem a descontinuidade deste último - Wikipédia

Bitnami - É uma biblioteca de instaladores ou pacotes de software para aplicativos da Web e pilhas de desenvolvimento, bem como dispositivos virtuais. A Bitnami é patrocinada pela Bitrock, uma empresa fundada em 2003 em Sevilha, na Espanha, por Daniel Lopez Ridruejo e Erica Brescia - Wikipédia

0 comments:

Postar um comentário

Comentários

Perfil

Kênia Ferreira
Formada em Sistemas de Informação e pós-graduada em Engenharia de Software.

Tópicos