8 de outubro de 2017


Endentar também é uma necessidade de acordo com a Code Conventions da Oracle (2016). Procedimento também conhecido como Indentação ou Identação. A endentação possui o propósito de trazer estética e organização ao código. Endentar é organizar o código de maneira hierárquica e o código em sua totalidade deve possuir endentação.

public class Endentacao {   
    String a;
    String b = "Como endentar um código.";
   
    public void mostrarEndentacao(){
        ...
        if(a == b){
            System.out.println(b);
        }       
    }
}

Note que no código acima, todas as linhas de código construídas após a definição da classe têm um espaço parecido com o espaço que forma um parágrafo nas linhas de um texto. O código desenvolvido dentro da função possui um novo espaçamento para mostrar que ele se encontra dentro do método. Após a criação o if, o código que segue para a execução do if possui mais espaçamento para mostrar que ele se encontra dentro do if. Fica mais fácil identificar com essa organização que a operação a=b é realizada dentro do método mostrarEndentacao() a operação System.out.println(b) é realizada dentro do if.

No código abaixo, podemos verificar a falta da prática de endentação. Nesse código, todas as demais linhas de código estão no mesmo nível da linha da definição da classe. Podemos notar que fica mais confusa a verificação da hierarquia do código a não ser pela visualização das chaves. Ocorre que em um código cada vez maior e com várias estruturas de repetição aninhadas, ficará muito mais complicada o entendimento para a realização de manutenção no código, caso necessário. Os editores mais utilizados para Java como o eclipse e o netbeans fazem uma endentação automática do código à medida que o desenvolvedor vai apertando enter e escrevendo novas linhas. Mas, é necessário ficar atento a endentação, pois, de acordo com a refatoração do código ou mesmo no início do desenvolvimento quando um bloco de código é copiado de algum lugar para ser colado em outro, por exemplo, a endentação pode ser prejudicada e precisa ser reorganizada.

public class FaltaEndentacao {   
String a, b = "Aqui não se pratica a endentação.";
   
public void mostrarFaltaDeEndentacao(){
...
if(a == b){
System.out.println(b);}           
}
}

Ps: Nem tudo que posto aqui no blog é endentado. Muitas vezes ao expor pequenos exemplos, não vejo a necessidade de organizar dessa forma mas, essa organização é fundamental no momento de programar.

Referência:

ORACLE. Code Conventions for the Java Programming Language: Contents, 2016. Disponível em: <http://www.oracle.com/technetwork/java/codeconvtoc-136057.html>. Acesso em: 23 jan.2016

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários:

Perfil

Formada em Sistemas de Informação e pós-graduada em Engenharia de Software.

Facebook

Views