19 de dezembro de 2012
O Jquery é uma biblioteca de Javascript Cross-browser*. Ele simplesmente facilita o uso do Javascript pois, basta fazer o download direto do site jquery.com, hospedar a biblioteca em seu site e fazer a chamada da mesma no cabeçalho de sua página para utilizá-la.
No site do Jquery é possível fazer o download da biblioteca em duas versões:

Produção: Arquivo da biblioteca para você linkar no cabeçalho da sua página html.

Desenvolvimento: Arquivo para desenvolvedores que desejam ter o domínio total da biblioteca para fazerem alterações na mesma ou aprimorá-la.

Para linkar em sua página html, insira o código abaixo entre as tags "<head> </head>":

<script class="jsbin" src"caminho no qual foi salva a biblioteca em seu servidor"></script>

É possível também inserir um link direto para a biblioteca sem fazer qualquer download utilizando o código:

<script class="jsbin" src="http://code.jquery.com/jquery-1.8.3.min.js"></script>

O interessante de utilizar essa biblioteca em Javascript, é que ela já vem com muitas funções prontas para serem inseridas diretamente numa página. Nesse caso, ao invés de utilizar várias linhas de código para escrever aquela função específica como você faria no Javascript diretamente em sua página ou mesmo salvando em um arquivo externo, é necessário apenas saber o comando específico para utilizar a função desejada e com apenas uma linha inserí-la numa aplicação web.

O Jquery é capaz de:

- Manipulação dos elementos de uma página: criação, remoção e edição de divs(não só de divs, mas, de vários tipos de elementos).
- Monipulação de eventos: conseguir monitorar o que o usuário está fazendo(estipular um evento para quando o usuário passar o mouse sobre uma imagem por exemplo). Dentre outras utilidades.


*Cross-browser refere-se à habilidade de um site, Aplicação Web, contructor HTML ou script side-client suportar múltiplos navegadores

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários:

Perfil

Formada em Sistemas de Informação e pós-graduada em Engenharia de Software.

Facebook

Views